terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Caicó retoma inscrições para processo seletivo

A prefeitura de Caicó retomou ontem, segunda-feira, 07 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo simplificado, incluindo no edital a retificação dos cargos, vagas e cronograma, relativo à admissão de pessoal em caráter temporário.
As provas serão aplicadas pela Fundação de Educação Superior e Ação Comunitária. As inscrições serão feitas endereço eletrônico da FUC: www.fundacaofuc.com.br, sendo o boleto bancário pago nas agências dos Correios, nos valores de R$ 30 (fundamental), R$ 40 (médio) e de R$ 60 (superior).
O candidato indicará um endereço eletrônico (e-mail) pelo qual receberá todas as informações sobre o concurso público. As provas serão aplicadas, em Caicó, no dia 13 de março, no horário matutino e vespertino, cujos locais e horários serão informados no Cartão de Inscrição do candidato.

Rosalba decide acabar com o MEIOS

A governadora Rosalba Ciarlini irá extinguir o Movimento de Integração e Orientação Social (Meios). A decisão já foi tomada, mas ainda não há definição de quando acontecerá, já que todos os servidores foram contratados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e exigirá o pagamento dos direitos trabalhistas.
Embora seja uma entidade privada, o Estado deverá atuar como litisconsorte nos processos trabalhistas, o que exigirá recursos do Governo para pagar aos servidores.

Panorama Político

Hoje é o aniversário de Alef

Hoje é o aniversário do nosso "pequeno" Alef, nosso primogênito. A ele toda a felicidade do mundo e que Deus sempre o Abençoe e proteja. É o que deseja sua Mãe e eu, como também seu irmão Felipe.


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Discrição e austeridade

Novo carro da Williams, o FW33
11 – Rubens Barrichello (BRA)
12 – Pastor Maldonado (VEN)

Sem pompa ou eventos oficiais, a Williams mostrou seu carro pela primeira vez na terça-feira no Circuito Ricardo Tormo, em Valência. O FW33, novo modelo da tradicional equipe inglesa, ainda tem uma pintura provisória, toda azul-marinho, e conta com poucos patrocinadores: além da PDVSA e do Governo da Venezuela, apenas a marca de relógios suíços Oris e a grife holandesa McGregor contam com suas marcas estampadas na carenagem. As cores permanentes do time, segundo alguns dirigentes, devem ser referência a algum dos carros clássicos do time no passado. O certo é que deverá ser uma temporada austera, com pouca verba.
Além de torcer para o FW33 ser um modelo bem-nascido, a Williams terá de se apoiar muito na experiência de Rubens Barrichello, com mais de 300 GPs na Fórmula 1. Com pouquíssimos testes, as respostas do brasileiro serão essenciais para a evolução do carro, que tem algumas soluções interessantes em termos de design. Como era previsto e anunciado pela equipe, o chassi tem poucas coisas em comum em relação ao do ano passado, que começou a temporada com um desempenho aquém das expectativas e evoluiu com o trabalho de Rubinho e dos engenheiros da equipe no túnel de vento da sede em Grove, na Inglaterra.

Novo carro da Williams, o FW33

O bico do FW33 é mais alto que o do ano passado, mas repete uma solução adotada por vários times em 2010: o uso dos suportes das microcâmeras com intuito aerodinâmico. Eles estão colocados logo acima do suporte da asa dianteira, que também tem um design diferente: fica à frente da ponta do bico, fixado por hastes curvas. As laterais do carro começam altas na área do cockpit, por causa do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), mas se afinam perto do motor. A parte traseira é bem estreita e elegante, já que a equipe inglesa resolveu apostar em uma caixa de câmbio bem menor que a do ano passado.
O escapamento do novo carro é integrado ao novo difusor simples, como na maioria das equipes, e a asa traseira tem um desenho relativamente simples. A tampa do motor, com a proibição da barbatana conectada ao aerofólio, está bem parecida com a usada pela Mercedes no ano passado. Para mim, parece ser um bom carro, a julgar pelas soluções aerodinâmicas. Resta ver se ele confirmará isso na pista. Para o bem de uma das mais tradicionais equipes da Fórmula 1, é bom que isso realmente aconteça.

Novo carro da Williams, o FW33

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Consumidor tem 90 dias para pedir ressarcimento por danos do apagão

Os moradores da região Nordeste, que sofreram com um apagão de cerca de quatro horas durante a madrugada desta sexta-feira, 4, e tiveram algum aparelho eletrônico danificado, deve procurar a distribuidora de energia em até 90 dias para pedir o ressarcimento.

Segundo resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 2004, que estabelece as disposições relativas ao ressarcimento de danos elétricos em equipamentos instalados em unidades consumidoras, causados por perturbação ocorrida no sistema elétrico, o consumidor tem o prazo de até 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à distribuidora.


A solicitação de ressarcimento pode ser efetuada através do atendimento telefônico, das agências de atendimento, pela Internet e outros canais que a distribuidora dispuser. O consumidor pode optar também entre inspeção in loco do equipamento danificado ou disponibilizá-lo para inspeção mais detalhada pela distribuidora ou empresa por ela autorizada.


Já a distribuidora deverá informar ao consumidor a data e o horário aproximado para a inspeção ou disponibilização do equipamento e inspecionar e vistoriar o equipamento no prazo de até 10 dias corridos, contado a partir da data do pedido de ressarcimento.


Para eletrodomésticos usados na conservação de alimentos perecíveis, como geladeiras e freezers, a vistoria deve ocorrer em até 1 dia útil, informa a Aneel.


A distribuidora deve informar ao consumidor, por escrito, no prazo máximo de 15 dias corridos, contado a partir da data da vistoria ou, na falta desta, a partir da data do pedido de ressarcimento, sobre o resultado do pedido de ressarcimento.


O ressarcimento poderá ser feito por meio de pagamento em moeda corrente ao solicitante ou, ainda, providenciar o conserto ou a substituição do equipamento danificado em até 20 dias corridos.


FOnte: o Estadão.

Orgulho italiano


Novo carro da Ferrari, o F150
5 – Fernando Alonso (ESP)
6 – Felipe Massa (BRA)

Assim como nos últimos dois anos, a Ferrari foi a primeira equipe a apresentar seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. O time, aliás, será um dos três a organizar um lançamento formal para seu modelo – os outros dois serão a McLaren e a Virgin. Por corte de custos, a maioria mostrará suas novidades nos boxes dos circuitos dos testes de pré-temporada, que começam no dia 1º de fevereiro no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Sobre o F150, que homenageia os 150 anos da unificação da Itália, é clara a manutenção da maioria dos conceitos do F10, de 2010. A pressão aumentou e a equipe tem de lutar por vitórias desde o primeiro GP.
A nova Ferrari F150 tem poucas alterações visíveis em relação ao modelo do ano passado. Por causa do novo regulamento, a equipe italiana adotou a asa traseira móvel, que será liberada em tentativas de ultrapassagens, e trouxe o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de volta, agora mais leve e mais eficiente. Quanto ao design, a altura do bico aumentou para tentar ajudar a melhorar a passagem do fluxo de ar para as partes traseiras do carro. Além disso, as laterais do carro estão mais altas, com as entradas de ar para o radiador redimensionadas. A intenção é otimizar o espaço na parte central do carro por causa do Kers.

Visão frontal do novo carro da Ferrari, o F150

Além disso, os “chifres” colocados à frente do cockpit, lançados pela RBR em 2009 e adotados pelo time em 2010, foram eliminados no F150, que tem linhas mais suaves. Na traseira, o difusor duplo, proibido em 2011, foi trocado por um simples, menor e mais estreito, com menos eficiência aerodinâmica. Por causa da asa traseira móvel e do veto do regulamento ao duto aerodinâmico, lançado pela McLaren em 2010 e adotado pela maioria dos times, a chamada barbatana de tubarão sumiu da tampa do motor, que tem um desenho mais convencional. A entrada de ar para o propulsor, em cima do capacete do piloto, foi modificada e ficou mais achatada.
A adoção dos pneus Pirelli, nova fornecedora da Fórmula 1, provocou algumas mudanças nas suspensões, mas o conceito do carro permanece igual. Se o carro do ano passado dificultava o aquecimento dos compostos, neste ano isto deve ser uma qualidade. Esta característica ajuda a conservar a integridade da borracha que, segundo a fabricante italiana, deve se degradar mais rapidamente. Ou seja, um estilo mais suave de pilotagem deverá ser favorecido. E Fernando Alonso e Felipe Massa, pilotos da Ferrari, devem se entender bem com esta característica, como foi visto nos primeiros testes com os pneus, no ano passado em Abu Dhabi.

Visão traseira do novo carro da Ferrari, o F10

Ao contrário do ano passado, o tempo colaborou e Fernando Alonso pode realizar o shakedown – primeiras voltas para verificações dos sistemas – do carro no circuito particular de Fiorano, na parte da tarde. Neste sábado será a vez de Felipe Massa, que dará algumas voltas para filmagens promocionais. Mas a primeira atividade real do novo carro será nos testes coletivos de Valência, a partir da próxima terça-feira. Após o vice-campeonato conseguido em 2010, a pressão sobre a Ferrari está ainda maior. O presidente Luca di Montezemolo e os torcedores não vão aceitar menos que o título. Será que o F150 dá conta do recado?

globo.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2011

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (4) a segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2011.

Segunda chamada

Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro

Há mais uma chamada e a lista de espera. Se o candidato foi aprovado em sua primeira opção na primeira chamada, foi automaticamente retirado do sistema, fazendo ou não sua matrícula na instituição. Ou seja: ele não poderá participar das outras chamadas do Sisu. Na segunda chamada, a norma continua: quem foi aprovado em primeira opção não participa nem da terceira chamada, nem da lista de espera.


Veja o calendário da próxima chamada e da lista de espera:


Terceira chamada

Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista 13 a 17 de fevereiro

Problemas

O Sisu foi marcado por problemas de informática e uma batalha judicial que continuou até depois de o sistema ter fechado, em 20 de janeiro. Questionado sobre as falhas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o ministério precisa reforçar sua área de infraestrutura de tecnologia da informação.

Haddad negou ainda que tenha havido falha de planejamento. Ele disse que aguarda, em menos de 30 dias, resultado de uma auditoria para saber a origem dos problemas no sistema. Adiantou, no entanto, que suspeita que o erro tenha origem na configuração de uma das máquinas que foram substituídas no meio do processo. “Sei o que não causou: não foi falta de planejamento, nem [falha de] internet, nem rede, nem capacidade de rede, não foi aplicativo”, disse.


Superior Tribunal de Justiça

Na sexta (21), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou todas as liminares das Justiças Federais dos Estados contra o Sisu. “Juízes de primeira instância estavam tomando decisões incoerentes entre si. Isso torna qualquer procedimento executivo inviável", disse Haddad em entrevista coletiva. "Como pode o Poder Público atender uma e deixar de atender a outra?”, questionou.

Segundo o STJ, seria um risco manter as decisões das Justiças Federais dos Estados, por representar um "conflito de competências". A decisão foi do ministro Félix Fischer, que afirmou que "o deferimento indiscriminado de liminares" para prorrogar prazos do Sisu iria ter impacto no calendário das instituições, "ocasionando, também, prejuízos àquelas instituições e estudantes que se valem do Prouni (Programa Universidade para Todos)".


Batalha jurídica

Com essa decisão, cai a liminar que permitia o acesso à correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já havia caído a liminar que prorrogava as inscrições do Sisu apenas para o Rio de Janeiro. O MEC fechou o sistema ontem e não o reabriu na manhã desta sexta (21), apesar da decisão da Justiça.

Durante a quinta-feira (20), houve uma batalha jurídica o MEC e a Justiça Federal em vários Estados. A Justiça Federal no Ceará autorizou o acesso à correção das provas do Enem 2010 e a possibilidade de entrar com recursos, caso houvesse irregularidades no resultado.


Pouco antes, a Justiça Federal em Pernambuco também já havia negado o pedido de a suspensão do funcionamento do Sisu, que havia sido feito pelo MPF/PE.


Já em São Paulo, um estudante conseguiu uma liminar para ter acesso às provas, conforme divulgou a Justiça Federal no Estado no começo da noite desta quinta. O candidato afirma ter preenchido corretamente a cor do caderno de questões e assinado a ata de sala (que confirma sua presença no segundo dia de provas). No entanto, ele diz que teve suas notas zeradas.


Fonte: http://educacao.uol.com.br