quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rede estadual de ensino apresenta cronograma de matrículas

Janeiro é o mês em que começa a procura para as matrículas dos alunos nas redes públicas de ensino no Rio Grande do Norte. Nas escolas estaduais, 240 já terminaram o seu ano letivo e os alunos dessas estão automaticamente matriculados para o ano letivo de 2012, desde o dia 26 de dezembro de 2011. Porém, alguns colégios atrasaram o ano letivo de 2011, por causa da greve dos professores do ano passado que durou mais de 2 meses. As matrículas, para esses alunos, serão a partir do dia 1º de fevereiro. Existe um cronograma para as matrículas entre os meses de janeiro e fevereiro, segundo a secretária estadual de Educação, Bethania Ramalho. Para evitar as enormes filas, a Secretaria de Educação vai disponibilizar, nos dias 06 e 07/02, uma matrícula on-line no seu próprio site.
Segundo a secretária, a matrícula vai ter preferência, primeiro, para os alunos já matriculados na rede pública, em seguida aos alunos que tenha algum irmão ou parente que estuda em uma escola estadual e por último, haverá um sorteio no sistema para o preenchimento das vagas restantes.  Caso haja ainda alunos que não tenham conseguido alguma vaga numa escola, Bethania Ramalho disse que há possibilidade da Secretaria de Educação abrir novas turmas em algumas escolas, porque a intenção dela é colocar todos os estudantes dentro dos colégios. A rede estadual de ensino oferece matrículas no Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), Educação Especial, Educação Prisional (EJA), e Educação do Campo. Ao todo, são 320.000 vagas nas escolas do Rio Grande do Norte. Em Natal, existem, em torno, 32 a 39 escolas estaduais e as mais procuradas pelos pais estão Floriano Cavalcanti, Anísio Teixeira, Santos Dummont e outros 10 colégios.
Datas das matrículas
Para os alunos concluintes do 5º ano (antiga 4ª série) vindos de escolas estaduais que não possui turmas do Ensino Fundamental II, os estudantes concluintes do 9º ano de escolas estaduais, e os egressos do 5º período do EJA, terão suas matrículas iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2012. Desde o dia 16 de janeiro, as matrículas, para alunos concluintes do Ensino Fundamental I e II vindos de escola municipal, estão abertas. Já para os novatos, as matrículas começarão no dia 23 de fevereiro.  As escolas estaduais e municipais em que os estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental devem encaminhar previamente a relação dos nomes para as escolas estaduais com Ensino Médio que receberão os alunos em 2012. A documentação de transferência será apresentada no ato da efetivação da matrícula.
Início do ano letivo
As aulas dos colégios públicos terão início no dia 1º de março. O Calendário Escolar terá 200 dias letivos (800 horas) divididos em quatro períodos bimestrais. Devido à última greve de professores, serão incluídos 10 sábados letivos para o ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário