quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A pílula compromete a libido da mulher

Esta afirmação aplica-se sim a algumas mulheres, segundo os especialistas. No entanto, independe da composição da pílula e está associado a fatores psicológicos e da sensibilidade da mulher.

Isso fica mais claro a partir de um maior entendimento sobre a ação da pílula no organismo. A ginecologista Flavia explica que as pílulas são compostas do estrogênio e progesterona sintéticos, que são hormônios femininos.

A mulher que não usa nenhum tipo de anticoncepcional produz todos os meses naturalmente o estrogênio, a progesterona e, em uma quantidade menor, o androgênio (hormônio masculino). “Em algumas mulheres, o organismo entende que está recebendo todos estes hormônios via pílula, então para de produzir naturalmente. No entanto, acaba sentindo falta deste hormônio masculino, que é o grande responsável pela libido feminina”, completa.

Vale lembrar só um médico pode avaliar a influência da pílula nesta questão. “A mulher que perceber este tipo de mudança deve procurar seu ginecologista para, eventualmente, trocar a via de administração, usando os mesmos métodos hormonais por adesivo ou anel vaginal. A via oral é a que mais dá efeito negativo”, afirma a especialista.

FONTE-SITE TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário