quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo recurso do Facebook entrega até infidelidade, diz especialista

Segundo pesquisador brasileiro, ferramenta Ticker muda configurações de privacidade e mostra mais do que usuário gostaria; site não respondeu sobre problema.
O recurso Ticker, aquela barra lateral direita do Facebook que mostra em tempo real tudo que seus amigos fazem ou deixam de fazer, é uma ameaça à privacidade dos usuários do site, segundo o pesquisador e especialista em segurança brasileiro, Nelson Novaes Neto.

Para mostrar o problema causado pela ferramenta lançada há algumas semanas, Neto fez um post em seu site e produziu um vídeo ilustrativo sobre uma situação hipotética de traição conjugal revelada pelo Ticker. No clipe de 11 minutos, é possível ver algumas situações em que o recurso, chamado de Novidades na versão em português, pode "entregar" mais do que o usuário gostaria.


A ferramenta "anti-privacidade", como exemplificado pelo expert, pode entregar uma traição conjugal ou uma mentira no trabalho, para os pais, etc, já que os usuários não tem controle sobre ela. Para isso acontecer, basta que o amante (ou pessoa chave em questão) deixe seu perfil ou publicações como públicos, por exemplo. Neste caso, mesmo que a mulher adúltera mude suas configurações de privacidade e escolha ocultar suas publicações, inícios de amizade e lista de amigos, o marido traído ficará sabendo do caso pelo Ticker.


Mas como o recurso ainda não está disponível para todos os usuários do Facebook, incluindo o marido traído nessa caso, pode ser que isso "salve" a mulher, certo? Errado, pois se um amigo em comum do casal tiver o Ticker, por exemplo, ele poderá ver todos os posts que a entregam e contar ao marido.


Em testes rápidos feitos pelo IDG Now!, o problema da "falta de privacidade" foi fielmente reproduzido. Mesmo ocultando as atualizações e inícios de amizade de um usuários, esses dados acabavam aparecendo no Ticker de seus amigos.


Fonte; IDGNOW - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário