segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estão abertas as inscrições para o 5º Seminário Potiguar “Prazer em Ler”

Com o tema “Acesso à cultura escrita, um direito”, será realizada nos dias 26 e 27 de setembro a 5ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser realizadas no IDE (Instituto de Desenvolvimento da Educação) ou nas unidades escolares das secretarias de educação.
O seminário é resultado de uma parceria entre o Instituto C&A, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME/Natal), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (UNDIME/RN) e a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (SME/Parnamirim).
Nesta edição, o seminário contará com a participação do escritor Affonso Romano de Sant´Anna e também de Silvia Castrillón – referência em promoção de leitura literária na Colômbia. Sant´Anna é natural de Minas Gerais e escreveu mais de 40 livros, crônicas, ensaios e poesias. Lecionou em diversas universidades brasileiras e internacionais, como UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF, Universidade da Califórnia (UCLA), Koln (Alemanha) e Aix-en-Provence (França). Além disso, recebeu diversos prêmios por suas obras, como o Prêmio Mário de Andrade, Fundação Cultural do Distrito Federal, União Brasileira de Escritores e APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. No seminário, ele falará sobre seu novo livro, “Ler o Mundo” (Ed. Global), que oferece um amplo painel do que significa a leitura no mundo, valendo-se de sua experiência na área cultural. Ao fim da palestra haverá sessão de autógrafos com o autor.
Outro destaque da programação é a colombiana Silvia Castrillón, presidente da Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura) e especialista em políticas públicas relacionadas à leitura e escrita com participação da sociedade civil. A Colômbia é atualmente um país referência na promoção da leitura no ensino público. Silvia contará a experiência de seu país neste assunto na palestra “Acesso à cultura escrita, um direito!”.
Feira do Livro
Outro destaque desta edição é a Feira do Livro, um espaço em que serão comercializados livros de literatura infantil e juvenil e títulos teóricos nas áreas de leitura e educação.

Por Roberto Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário