terça-feira, 6 de setembro de 2011

CANTIGA ALADINENSE

Meus amigos,
Diante do rumo que as coisas tomaram com relação ao tratamento que o professor vem recebendo, sobretudo na Escola Estadual Antônio Aladim – Caicó/RN, gostaria de contar com a gentileza de vocês para a divulgação desta cantiga.
Os trabalhadores em educação agradecem.
Prof.: RONALDO CARLOS
CANTIGA ALADINENSE (OU O MESTRE ENCANTADO)
Atendendo a um pedido que aproxima,
Pra falar nesta data especial,
Hoje eu falo cantando contra o mal,
Que corroe, arrebenta a auto-estima.
Com a viola decanto prosa e rima,
Celebrando um dia diferente,
Minha arma é o verso contundente,
Que ilumina e desfaz o nó atado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Precisei voar alto, qual condor,
Que liberto nos Andes corta o céu,
Tive que encarnar um menestrel,
Pra botar na minh’alma tanto amor.
Arranquei pranto, mágoa, até a dor,
Pra viver uma jornada incandescente,
E poder partilhar com minha gente,
Os preceitos de Deus contra o pecado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

No “Aladim”, que é a casa da razão,
Já se fala o idioma aladinense,
Construindo até peça forense,
Pra defesa de nossa posição.
Enfrentar com grandeza a humilhação,
Desfazendo o destino de indigente,
E trazer todo aluno consciente,
Para abraçar o professor marcado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Aqui vejo o pão que é fraternura,
O cuscuz, queijo, suco de acerola,
Iogurte, feijão, café da hora,
Macarronada, salada, rapadura.
A tristeza vai embora, a tontura,
Com o riso que brota insistente,
Professor é sofrido, mas valente,
Mesmo diante da lei do pão negado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Se o saber não for visto com desdém,
E o irmão lá de fora entender,
Que governo não existe pra bater,
Humilhar e nem constranger ninguém.
A ordem dura e indecente jamais vem,
Maltratando quem está no batente,
Pra punir quem trabalha, honestamente,
O projeto do aluno preparado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Como é triste um governo desgovernante,
Que usa a força pra poder convencer,
Não escuta o justo parecer,
De mercador, faz ouvido ao ensinante.
Não se trata do Inferno de Dante,
Mas da infâmia do pão que é proibido
Vai pro lixo o que não foi repartido.
Custa ver o professor desprezado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Liberdade, ainda que tardia,
Este o lema do grupo inconfidente,
Que em Minas fizera o diferente,
Enfrentando o descaso, a covardia,
Faz Palmares, Canudos, hoje em dia,
Aquecer todos nós, as nossas almas,
Com Severinos, Antônios, bater palmas
Construindo um marco inusitado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

Vou fazer uma oração ao Pai Eterno,
Suplicar força, garra e vigor,
Dissipar todo medo, o temor,
Tão presentes no mundo moderno.
Que a oração não ressoe só no externo,
Mas penetre o coração da gente,
E renove, como antigamente,
O poder de um povo organizado,
Quem me dera ver meu país mudado,
E o mestre vivendo plenamente.

RONALDO CARLOS DANTAS DE SOUZA
Prof. de Filosofia
Escola Estadual Antônio Aladim
Caicó-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário