quinta-feira, 26 de maio de 2011

Detran registra queda de 40% no número de aprovados para tirar CNH

O índice de aprovação nos exames para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) caiu 40%. O percentual, que passou de cerca de 100% para 60%, é resultado de uma série de medidas tomadas pelo órgão nos últimos 60 dias para coibir a corrupção denunciada pelo Diário de Natal/O Poti no mês de março. Os dados foram divulgados ontem pelo próprio Detran.

O esquema de irregularidades envolvia a venda de carteiras com participação de servidores do Detran e funcionários das autoescolas. Dos 103 Centros de Formação de Condutores (CFC) do estado, oito ainda estão sem funcionar devido a irregularidades na documentação e dez estão sendo investigados por "driblarem" o sistema online que constata a presença dos alunos. Uma garantia de que as modificações deverão continuar é a resolução 358 do Contran que entra em vigor no dia 31 de agosto deste ano. A publicação traz novas normas para abertura das autoescolas.

A primeira mudança implementadapelo Detran após as denúncias foi trocar todos os peritos da prova prática. Policiais militares foram colocados no lugar dos 18 avaliadores, distribuídos em outros setores do órgão. De acordo com o diretor da Detran, Érico Vallério Ferreira de Souza, os PMs irão continuar na mesma função. " O que começará a ser colocado em prática é o rodízio de policiais", salientou. O diretor lembrou que os servidores denunciados pelo esquema de corrupção ainda estão sendo investigados pelo órgão. Na ocasião, três autoescolas tiveram suas licenças de funcionamento cassadas. Além disso, 37 CFCs foram temporariamente suspensos por irregularidades na documentação. Conforme a controladora do Detran, Márcia Marques, apenas oito continuam com os serviços suspensos.

Segundo Érico Vallério, fiscalizações frequentes estão sendo realizadas em todas as auto escolas do estado. Um cronograma foi montado para a equipe de 13 fiscais - no início do ano eram apenas 5. A controladora afirmou que diversos estabelecimentos apresentam algum tipo de irregularidade. Porém, a situação mais presente é o "drible" no sistema digital que confirma a presença dos alunos. " O que mais a gente encontra é autoescola em que o aluno coloca a presença e não fica para a aula", declarou Márcia Marques. Dez CFCs estão nessa situação perante o Detran. Os processos estão trâmitando e aguardam um posicionamento da direção em relação ao assunto. "Precisamos ter muita cautela. A primeira penalidade é notificar, depois advertir e, por fim, cassar", disse o diretor.

Como medida para coibir a "compra de carteiras" a Controladoria do órgão fez um novo banco de provas escritas. "Há oito anos eram as mesmas provas. Os alunos já sabiam o conteúdo", apontou o diretor. Os denominados provões estão sendo realizados em Natal somente online. Márcia acredita que essa seria também uma forma de amenizar a corrupção.

Fonte-DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário