sábado, 7 de agosto de 2010

II Ursap pretende vacinar 46 mil crianças contra a Poliomielite

O Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e Secretarias Municipais de Saúde, promovem no dia 14 de agosto a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Os postos de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. 
O tema é “Vacinação Infantil: Não vai esquecer a segunda dose, hein?”, em alusão ao reforço que as crianças de 0 a 5 anos devem receber contra a doença. 
Segundo a coordenadora do Programa Regional de Imanizações da II Ursap, Magnólia Solano, a recomendação é de que todas as crianças menores de cinco anos devem ir aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, mesmo quem não tomou a primeira dose deve se vacinar. A expectativa é de que pelo menos 95% deste público sejam imunizados. A campanha que é realizada no Brasil há 31 anos tem por objetivo manter o país livre da doença.  
“As crianças que estão gripadas podem tomar a dose, porque nesse caso não há nenhuma contra-indicação. A única ressalva é para as que estão com diarréia ou febre acima de 38 graus”, explica Magnólia Solano. 
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. 
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite há 21 anos, desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na cidade de Souza, na Paraíba. Como ainda existe o risco do poliovírus ser reintroduzido no país através da entrada de pessoas provenientes de lugares endêmicos, o Programa Nacional de Imunização trabalha com a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário