quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hospital Regional do Seridó passa a ser administrado pelo Estado

O Hospital Regional do Seridó, na cidade de Caicó, funciona desde 1990 atendendo a cerca de 25 cidades do Rio Grande do Norte e Paraíba. Atualmente administrado pela Associação de Municípios do Seridó (AMS) o hospital passa agora a ser gerido pelo governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). 
A decisão foi firmada através de um termo de cooperação assinado no último dia 25 entre o Estado, Sesap, AMS e os prefeitos de Caicó, Ipueira, Jardim de Piranhas, São Fernando e Serra Negra do Norte. De acordo com o documento, a Sesap tem o papel de indicar os nomes para Direção Geral, Administrativa e Financeira do Hospital, além de manter os 114 servidores públicos, que já trabalham na Unidade, na composição da escala de plantão.  
O secretário-adjunto de saúde do Estado, José Fernandes, informou que durante esta semana uma equipe multiprofissional da Sesap irá ao hospital para fazer um estudo da atual situação da Unidade. Serão observadas as condições de estrutura física, leitos de UTI e quadro de médicos, verificando se há necessidade de incremento de recursos humanos. 
De acordo com José Fernandes a estrutura física do hospital pertence à Fundação Nacional de Saúde, FUNASA. Para que o processo de estadualização seja concretizado a entidade vai emitir um documento de cessão do prédio.  
O secretário-adjunto garantiu ainda que com a gestão do Estado não vai haver demissão de funcionários. Ele acredita que após a análise das necessidades do hospital é possível que existam vagas a ser preenchidas pelo quadro com os aprovados dos dois últimos concursos da Saúde, realizados em 2008 e 2010.  
O Hospital Regional do Seridó dispõe de pronto-socorro 24h, ambulatório, UTI Adulto, centro cirúrgico, serviço de radiologia e laboratório de análises clínicas. A estrutura do hospital conta ainda com 86 leitos, sendo 38 de clínica médica, 35 de clínica cirúrgica, 08 de psiquiatria e 05 de UTI. A Unidade realiza uma média de 2000 atendimentos de urgência e emergência por mês. Atualmente, além da cessão dos servidores a Sesap é responsável pelo fornecimento de medicamentos e material hospitalar e de limpeza ao hospital, num investimento de R$ 600 mil por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário