quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pais passam mais tempo com os filhos

Por Ana Carolina Prado

Apesar de as pessoas parecem estar trabalhando bem mais e de os pais viverem achando que não passam tempo bastante com os filhos, uma pesquisa feita por dois economistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, revelou que eles estão se saindo melhor do que pensavam e passam mais tempo com os rebentos do que as gerações anteriores faziam.

O estudo pegou dados de como os americanos afirmavam usar seu tempo entre 1965 e 2007. Antes de 1995, as mães passavam em média 12 horas por semana cuidando dos filhos, enquanto em 2007 esse número quase dobrou para as mães com formação universitária, passando para 21,2 horas por semana. Mulheres sem ensino superior passam menos tempo com eles, somando 15,9 horas. Os pais formados, que antes ficavam com os filhos por 4,5 horas semanais, agora passam 9,6 horas. Os demais gastam 6,8 horas com a cria, contra 3,7 horas anteriormente.

Uma razão possível para isso é a maior divisão das tarefas domésticas para que a família possa passar mais tempo junto. Além disso, as pessoas estão escolhendo parceiros que tenham mais interesses em comum, o que lhes permite fazer mais atividades juntos – que inclui passeios com os rebentos. O tempo que a família passa junto pode ter aumentado, mas será que a qualidade desse tempo também melhorou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário