terça-feira, 23 de março de 2010

Padre que se candidatar a cargo político será suspenso na Paraíba

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, emitiu uma Nota Normativa sobre a filiação de clérigos a partidos políticos, disputas de sacerdotes a cargos eletivos e sobre a participação de clérigos em atividades político-partidárias ou cargos públicos remunerados.

Dom Pagotto é titular da arquidiocese desde junho de 2004. Ao evocar as normas redigidas pelos bispos do Regional Nordeste 2 (NE-2) em dezembro de 2003, deixa clara a sua "posição frontalmente contrária à participação dos padres em cargos ou disputas político-partidárias".

Agora, os clérigos envolvidos (ou com intenção de) em política partidária ficam "suspensos do uso de Ordens na Circunscrição Eclesiástica da Arquidiocese da Paraíba", isto é, proibidos de exercer o ministério presbiteral e outros cargos eclesiásticos.

A Nota Normativa foi divulgada na sexta-feira, 19, durante celebração de ordenação de seis padres, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, centro de João Pessoa.

Esclarecimento

No texto, Dom Aldo explica que a Normativa surge, entre outros motivos, devido à "existência de filiação partidária e participação efetiva ou pró-ativa de Clérigos em partidos políticos"; "rumores sobre alguns Clérigos que se articulam para eventualmente lançarem-se como candidatos, disputando cargos políticos municipais"; o início precoce da campanha eleitoral nas esferas estaduam e federal; reações da opinião pública; Tradição e Magistério da Igreja sobre a identidade sacerdotal; Diretrizes Pastorais oferecidas por Bento XVI durante visita ad Limina dos bispos do Regional NE-2 e Carta Normativa oficial, de 2003, do próprio Regional.

Cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário