sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2011

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (4) a segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2011.

Segunda chamada

Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro

Há mais uma chamada e a lista de espera. Se o candidato foi aprovado em sua primeira opção na primeira chamada, foi automaticamente retirado do sistema, fazendo ou não sua matrícula na instituição. Ou seja: ele não poderá participar das outras chamadas do Sisu. Na segunda chamada, a norma continua: quem foi aprovado em primeira opção não participa nem da terceira chamada, nem da lista de espera.


Veja o calendário da próxima chamada e da lista de espera:


Terceira chamada

Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista 13 a 17 de fevereiro

Problemas

O Sisu foi marcado por problemas de informática e uma batalha judicial que continuou até depois de o sistema ter fechado, em 20 de janeiro. Questionado sobre as falhas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o ministério precisa reforçar sua área de infraestrutura de tecnologia da informação.

Haddad negou ainda que tenha havido falha de planejamento. Ele disse que aguarda, em menos de 30 dias, resultado de uma auditoria para saber a origem dos problemas no sistema. Adiantou, no entanto, que suspeita que o erro tenha origem na configuração de uma das máquinas que foram substituídas no meio do processo. “Sei o que não causou: não foi falta de planejamento, nem [falha de] internet, nem rede, nem capacidade de rede, não foi aplicativo”, disse.


Superior Tribunal de Justiça

Na sexta (21), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou todas as liminares das Justiças Federais dos Estados contra o Sisu. “Juízes de primeira instância estavam tomando decisões incoerentes entre si. Isso torna qualquer procedimento executivo inviável", disse Haddad em entrevista coletiva. "Como pode o Poder Público atender uma e deixar de atender a outra?”, questionou.

Segundo o STJ, seria um risco manter as decisões das Justiças Federais dos Estados, por representar um "conflito de competências". A decisão foi do ministro Félix Fischer, que afirmou que "o deferimento indiscriminado de liminares" para prorrogar prazos do Sisu iria ter impacto no calendário das instituições, "ocasionando, também, prejuízos àquelas instituições e estudantes que se valem do Prouni (Programa Universidade para Todos)".


Batalha jurídica

Com essa decisão, cai a liminar que permitia o acesso à correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já havia caído a liminar que prorrogava as inscrições do Sisu apenas para o Rio de Janeiro. O MEC fechou o sistema ontem e não o reabriu na manhã desta sexta (21), apesar da decisão da Justiça.

Durante a quinta-feira (20), houve uma batalha jurídica o MEC e a Justiça Federal em vários Estados. A Justiça Federal no Ceará autorizou o acesso à correção das provas do Enem 2010 e a possibilidade de entrar com recursos, caso houvesse irregularidades no resultado.


Pouco antes, a Justiça Federal em Pernambuco também já havia negado o pedido de a suspensão do funcionamento do Sisu, que havia sido feito pelo MPF/PE.


Já em São Paulo, um estudante conseguiu uma liminar para ter acesso às provas, conforme divulgou a Justiça Federal no Estado no começo da noite desta quinta. O candidato afirma ter preenchido corretamente a cor do caderno de questões e assinado a ata de sala (que confirma sua presença no segundo dia de provas). No entanto, ele diz que teve suas notas zeradas.


Fonte: http://educacao.uol.com.br

Prefeitura de Caicó convoca mais 74 aprovados em concurso público

A prefeitura de Caicó divulga mais uma convocação dos aprovados, no concurso público feito em 2010. é a sexta convocação, e desta vez foram chamados 74 aprovados.
Secretaria de Administração
Auxiliar Administrativo
JOSÉ CARLOS ARAÚJO
Auxiliar de Serviços Gerais
ALCILENE DANTAS DOS SANTOS
ILDA MARCIA DE MEDEIROS
Secretaria de Agricultura
Auxiliar Administrativo
ANNA LUIZA ARAÚJO DE SOUZA
Secretaria de Educação
Auxiliar de Serviços Gerais
CARLOS ANTONIO DE SOUSA
CLAYTON COSTA DE SOUSA
DESIDÉRIO GARCIA SANTOS
ERINEIDE ALVES COSTA
ERIVAN DANTAS DINIZ
FABIANO MARCELINO DOS SANTOS
FLÁVIO ANTONIO BEZERRA
HELENA PATRICIA FRUTUOSO
JERRI ARAÚJO AGRIPINO
JOÃO MARIA PEREIRA DANTAS
JOEL DA COSTA PEREIRA
JOELMA ROCHA MORENA
JOSE ALBERI DE SOUZA
JOSÉ EDMILSON DANTAS
JÚLIO CÉSAR DA SILVA
LUCIANO BERNARDO JUNIOR
LUCICLEIDE ARAÚJO DA NÓBREGA
LUCINEIDE PEREIRA DE ARAÚJO
MARCELO AUGUSTO DE ARAÚJO MONTEIRO
MARCIA DE SOUZA CAMARA
MARIA DAS VITÓRIAS DANTAS DOS SANTOS
MARIA EDNA DE MEDEIROS
MARIA FRANCINETE DOS SANTOS
MARICELIA MAGNA FERNANDES
NECI LUCENA MELO
RICHARDES DANTAS OLIVEIRA
ROSANGELA NOGUEIRA LEAO COSTA
SIMONE ROSA DE SOUZA HIRT
TÂNIA SANTOS DE MEDEIROS
VERONICA SANTOS DE MEDEIROS DANTAS
Professor
ALEZÂNGELA DE FATIMA DE JESUS BENTO
ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES
ANTONIA MARIA DE FREITAS OLIVEIRA
DEÍSE LOPES BEZERRA
EDILSON AURELIANO DOS SANTOS
EMERSON ARAÚJO DE MEDEIROS
FRANCISCO MASCENA CORDEIRO
GEANNE ESTEVAM SILVANO
GRACIELE SAIONARA LINHARES DE LIMA
JANE MARIA DE ASSIS
JEANE AZEVEDO
JESSIANE DANTAS FERNANDES
KATIENE FLORENCIO DE MEDEIROS FERNANDES
LYZANDRA CRISTINA DE ARAÚJO SOUZA
MARCELO BRUNO BEZERRA PEREIRA
MARCILIO DE ARAUJO
MARIA DE FÁTIMA BORGES DA SILVA
MARIA HELISSA DE MEDEIROS SILVA
NATHÁLIA MARIA DE BRITO SOUZA
NIGIA LURDINETE PEREIRA DANTAS
ROSA MARIA DE MEDEIROS FARIA
SUENYRA NOBREGA SOARES
TATIANE ISABELA DE ARAÚJO
Infra-Estrutura
Agente Administrativo
MÉRCIO GABRIEL DE ARAÚJO
RAQUEL CARREIRO NOBRE DA SILVA
Gari
JOSÉ FRANCISCO MEDEIROS PEREIRA
MIGUEL ARCANJO DE MORAIS
Vigia
ALISSON PATRICIO SILVA MIRANDA
PodadorALDO FERNANDES DOS SANTOS
CARLOS ANTONIO PAIVA DE FREITAS
DENISVAL ALVES DE MARIA
DORGIVAL ALVES DE FRANÇA
IONALDO FARIAS DA SILVA
JOADIR LIMA DE MEDEIROS
JONAS FARIAS DA SILVA
JOSÉ VICENTE DE LIMA
JOSIMAR JUSTINO DE BRITO
MANOEL MAXIMO DOS SANTOS NETO
MARCOS ALVES DOS SANTOS
PERLA MEIRE DE AZEVEDO MEDEIROS

Mudar para crescer


Novo carro do Team Lotus, o T128
20 – Jarno Trulli (ITA)
21 – Heikki Kovalainen (FIN)

No ano passado, estreia da então Lotus Racing (atual Team Lotus), o objetivo era fazer um carro bem convencional para evitar surpresas desagradáveis. Mas em 2011, após o acordo feito com a RBR para usar o câmbio do time austríaco e a chegada da Renault, sua nova fornecedora de motores, a ideia é justamente a oposta. A equipe do empresário malaio Tony Fernandes ousou na concepção do T128 e adotou conceitos radicais, como a quilha dividindo a entrada de ar para o propulsor, colocadas nas laterais dos capacetes de seus pilotos, novidade lançada pela Mercedes em 2010. A peça terá de ser mais grossa do que a da equipe alemã, por causa de mudanças no regulamento técnico da categoria para esta temporada.
A equipe técnica do Team Lotus é capitaneada pelo diretor Mike Gascoyne, que ficou marcado por bons carros em equipes pequenas e médias no fim da década de 1990, e por fiascos ao longo dos últimos anos. A intenção do time com o novo T128 é, primeiramente, fugir das últimas posições e começar a brigar com as equipes no meio do pelotão. O dirigente está otimista e acredita que o modelo tem tudo para brigar por boas colocações nesta temporada. Os pilotos foram mantidos para 2011: o italiano Jarno Trulli, já perto da aposentadoria, e o finlandês Heikki Kovalainen, que superou o companheiro com facilidade na segunda metade de 2010.

Novo carro do Team Lotus, o T128

Além de Trulli e Kovalainen, titulares, a Lotus anunciou seus reservas para 2011: serão o italiano Davide Valsecchi e o brasileiro Luiz Razia, que foi piloto de testes da Virgin em 2010 e teve um bom desempenho nos testes para novatos em Abu Dhabi, no fim de novembro. O baiano de 22 anos andará com o T128 em, no mínimo, quatro treinos livres de sexta-feira, inclusive o do GP do Brasil, além de alguns testes de pré-temporada. Valsecchi e Razia também disputarão o campeonato da Fórmula GP2 (asiática e europeia), principal categoria de base da F-1, pela equipe júnior da Lotus, o Team Air Asia.
Se o objetivo é andar mais à frente, o Team Lotus terá de lidar com uma dificuldade. A equipe confirmou que não terá o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) neste início de temporada. Os dirigentes e engenheiros não afastam a possibilidade de adotar o equipamento até o fim do ano, mas não dão certeza. Apesar da eficiência na pista e do contexto ecológico, a tecnologia ainda é muito cara para ser bancada pelos times novatos. Por isso, infelizmente, deveremos ter a categoria dividida entre os com e os sem Kers.

Novo carro do Team Lotus, o T128

Ainda sobre o Team Lotus, deveremos ouvir falar mais da equipe, ao menos neste início de ano, por causa da briga judicial com o Grupo Lotus, que patrocina e comprou ações a Renault neste ano. O caso está se arrastando na Justiça inglesa, mas todos nós torcemos por uma resolução rápida. O fato é que o T128 tem potencial para andar bem em 2011. Vamos ver ser as mudanças serão boas na pista.

globo.com

Apagão atinge ao menos sete Estados do Nordeste

Quase toda a região Nordeste do País ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local) - 0h30 (horário de Brasília), após um problema em linhas de transmissão locais ainda não identificado. O apagão atingiu pelo menos sete estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. "O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou", afirmou Conti.


O presidente da Chesf disse ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão. "Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados", acrescentou.


"Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência", disse o presidente da Chesf.


Em Recife (PE), boa parte da energia retornou por volta das 3h, no horário local (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos. O "JC Online", de Pernambuco, afirma que há relatos de saques no Recife. O site informa também que o fornecimento de energia elétrica já foi normalizado em Fortaleza, mas cidades do interior do Ceará ainda estão sem energia.


Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.


Segundo o site do jornal baiano "A Tarde", todos os bairros de Salvador ficaram sem energia na noite de quinta, a partir das 23h30.


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está em reunião em Brasília e ainda não se manifestou sobre o apagão.


*Com informações da Agência Estado e da Folha.com

Arriba, México!



Novo carro da Sauber, o C30
16 – Kamui Kobayashi (JAP)
17 – Sergio Pérez (MEX)

Após um ano de relativo sucesso, ainda mais com um orçamento restrito, a Sauber chega a 2011 de forma bem diferente. Com mais dinheiro, vindo em sua ampla maioria de patrocinadores mexicanos, o time suíço apresentou o C30, carro desta temporada. Os pilotos serão a revelação japonesa Kamui Kobayashi e o jovem Sergio Pérez, vice-campeão da GP2 em 2010. Mas talvez o grande reforço do time tenha sido a chegada do diretor-técnico James Key, ex-Force India. Segundo ele, o trabalho no novo modelo foi concentrado na resolução dos problemas do C29, do ano passado. Um bom caminho, sem dúvidas.
O C30 será equipado com os motores Ferrari, assim como o modelo do ano passado. A equipe suíça tem uma boa parceria com os italianos e receberá o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) desenvolvido pelo time vermelho. O design não difere muito dos outros carros lançados até agora, com o bico mais alto e uma traseira mais esguia. Além disso, a área das laterais em torno do cockpit é um pouco mais volumosa, para abrigar o Kers. A intenção da Sauber é ter um modelo com comportamento mais previsível no início do ano, principalmente pela chegada dos pneus Pirelli em 2011, bem diferentes dos Bridgestone de 2010.

Novo carro da Sauber, o C30

Com a proibição dos difusores duplos nesta temporada, a Sauber investiu em uma peça simples, mas totalmente integrada com o escapamento do carro. A intenção é compensar a pressão aerodinâmica perdida com a limitação do regulamento usando a novidade lançada pela RBR e adotada por quase todas as equipes no ano passado. Os radiadores do C30 foram colocados de forma mais vertical, o que permitiu um desenho mais agressivo nas laterais do modelo. A asa traseira tem fixação simples, diferente da haste dupla de 2010.
Com um orçamento mais tranquilo e dois pilotos talentosos, a Sauber tem boas chances de andar muito bem neste ano. Uma coisa que não melhorou, no entanto, foi a parte estética do carro. A equipe suíça continuou com a pintura preta e branca de gosto duvidoso do ano passado, turbinada pelos logos dos novos patrocinadores. Ou seja, a carenagem mais parece uma colcha de retalhos de marcas. Mas se o C30 andar bem, tudo isso será esquecido. Afinal, carro bonito é o que anda bem. E este tem bom potencial.

Novo carro da Sauber, o C30

Pressão preta e dourada



Novo carro da Renault-Lotus, o R31
9 – Robert Kubica (POL)
10 – Vitaly Petrov (RUS)

A Renault-Lotus (Lotus Renault GP Team, novo nome da equipe) foi a última das três equipes a lançar seu novo carro nesta segunda-feira. Sobre o R31, que será pilotado pelo polonês Robert Kubica e pelo russo Vitaly Petrov estão depositadas todas as esperanças de Gerard Lopez, dono do grupo Genii, que comprou a Renault em 2010, e de Dany Bahar, presidente do Grupo Lotus, responsável pela fábrica de esportivos, que pertence ao governo malaio e adquiriu parte das ações do time. O dinheiro que financiou a operação não tem origem muito clara e a montadora ainda briga com a Lotus de Tony Fernandes pelo uso do tradicional nome.
Uma enorme confusão, em suma. Como se não bastasse, a Renault-Lotus ainda anunciou uma infinidade de reservas para Kubica e Petrov. Bruno Senna, que acertou contrato na última semana, e o francês Romain Grosjean serão os terceiros pilotos. O chinês Ho-Pin Tung, o malaio Fairuz Fauzy e o tcheco Jan Charouz serão os “reservas dos reservas” e integrarão a academia de pilotos da equipe. Para que tantos possíveis substitutos com os testes no meio da temporada proibidos é uma grande interrogação. De qualquer forma, parece que é uma boa maneira de pressionar Petrov, que não andou o esperado na temporada passada.

Novo carro da Renault-Lotus, o R31

Especificamente sobre o R31, parece ser um carro com boas soluções aerodinâmicas. Se a pintura preta e dourada ficou longe da beleza esperada (ainda mais com o berrante vermelho da Total nas asas), o local de saída do escapamento provocou grande mistério. Como ela não está aparente, causou as especulações da imprensa. O que é certo, porém, está é uma das novidades do modelo, um risco assumido pela equipe, que pode render bons dividendos. As novas regras de distribuição de peso e o retorno do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) provocaram um aumento de 50 milímetros na distância entreeixos do carro.
Ou seja: ficou claro que o R31 é uma ruptura com a linha adotada pela equipe nos modelos dos últimos anos. O bico, ao contrário da tendência deste ano, tem uma superfície côncava, parecida com os chifres lançados pela RBR no passado, mas que se alonga até muito próximo do cockpit. A parte traseira do carro também está mais robusta, com as laterais mais altas para a acomodação do Kers, e a tampa do motor voltou a ter um desenho mais tradicional, sem a barbatana de tubarão que virou moda nos últimos anos. A equipe também criou uma asa traseira com a extremidade inferior mais arredondada, quase que integrada ao difusor.

Novo carro da Renault-Lotus, o R31

A intenção da equipe é buscar uma vaga entre as três primeiras no Mundial de Construtores e lutar por vitórias. Se analisarmos o desempenho do time nos últimos anos, de resultados medianos e várias polêmicas, é um objetivo excessivamente ambicioso. Mas concordo que um dos melhores caminhos para tentar se destacar é ousar no projeto de seu carro. E o R31 tem boas soluções aerodinâmicas. Se vão funcionar, só veremos na pista. Mas é fato que a pressão por resultados será enorme. Robert Kubica terá um desafio daqueles neste ano e terá de mostrar mais uma vez seu talento na Fórmula 1. Esta, pelo menos, é uma garantia para a equipe.

globo.com