quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Embalagens comestíveis serão realidade em breve

Mais do que os alimentos, em breve, você poderá mandar ver também nas embalagens! Pesquisadores brasileiros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estão desenvolvendo películas comestíveis que, além de poderem ser ingeridas, conservam frescos os alimentos por mais tempo.
A novidade ainda não chegou ao mercado e está em fase de testes, mas tem tudo para ser uma revolucionária alternativa ecológica às embalagens de plástico sintético.
As embalagens comestíveis são uma espécie de plástico aplicados sobre a os alimentos. Além de comestíveis (vale lembrar que parece, mas não é plástico) a película retarda a perda de água e as trocas gasosas entre o alimento e o ambiente, dobrando assim o tempo de vida do mesmo.
Os materiais são quase transparentes e podem ter o mesmo sabor do produto que embalam, uma fruta ou queijo, por exemplo. Ou seja, quando a moda pegar, teremos menos lixo e mais estômagos bem alimentados!

Fonte: www.swu.com.br/pt/

MP recomendou novo concurso para preencher vagas remanescentes em Caicó

A promotora de defesa do Patrimônio Pública, Fladja Raiane de Souza, continua acompanhando os trâmites, inclusive da convocação de aprovados, do concurso público da prefeitura de Caicó.
Quanto às contratações temporárias, a representante do Ministério Público lembrou que só podem acontecer em casos de licenças ou férias, “e não em vagas que deveriam ser supridas por concursados”.
“De toda forma, a gente exige do município que passe a justificar cada contratação dessas. E será um contrato temporário”, disse Fladja Raiane.
Ela sugeriu, ainda, um processo seletivo simplificado, para a escolha dos profissionais substitutos. “Permanecem nos quadros do município, de forma definitiva, somente os candidatos oriundos de concurso público”.     
Novo concurso
Tendo em vista a falta de preenchimento em alguns cargos, e mesmo com o processo seletivo simplificado, o Ministério Público recomenda que seja feito um novo concurso para preenchimento das vagas remanescentes, além de novas funções que devem ser criadas pelo Executivo municipal, para atender ao público de forma mais adequada.