segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que nem todas as mulheres sabem


Se você quer ser mãe, cuide-se! Que o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora e às nossas queridas mães, todo o mundo sabe. Sabe-se também que boa parte das jovens sonha em, um dia, celebrar o Dia das Mães com seus filhos e netos. Porém, o que nem todas as mulheres sabem é da importância de se cuidar desde cedo para que possam ter uma gravidez saudável, gerar filhos de forma tranquila e, enfim, realizar-se plenamente como mães.
Sou jornalista, não sou médica, mas fiz mestrado em medicina - para ser mais exata, em tocoginecologia (ginecologia e obstetrícia). Não, não... eu não saí fazendo notícias e partos durante o mestrado, mas por entender a importância de se divulgar informações de saúde com qualidade, fui para área médica me especializar. E observei como a imprensa brasileira ainda trata a saúde da mulher apenas sob o ponto de vista reprodutivo. Fala-se muito em atividade sexual, gravidez, parto, pós-parto, entre outros.
E apesar desse bombardeio de informações diárias sobre a saúde reprodutiva, o que percebo é que muitas mulheres, em sua maioria solteiras, com vivência da castidade, nunca visitaram o ginecologista. Independentemente da idade, elas deixam de lado cuidados básicos que nosso corpo necessita, imaginando que depois do casamento tudo será bastante viável. Cuidado, meninas! É muito importante saber o que se passa dentro de você, no local que vai abrigar as bênçãos de Deus na sua vida: seus filhos. E deixar para se consultar só às vésperas da noite de núpcias pode ser um grande equívoco.
O ginecologista não trata somente de mulheres com vida sexual ativa, mas cuida da sua saúde reprodutiva! E uma conversa com um bom profissional poderá, inclusive, desmistificar sua relação com o próprio corpo, templo do Espírito Santo, que precisa ser respeitado e, acima de tudo, cuidado por você. Em uma primeira visita, o profissional de saúde não necessariamente fará um exame Papanicolau em você (caso ainda não tenha iniciado sua vida sexual), mas poderá lhe pedir um ultrassom pélvico, por exemplo, que mostra os seus órgãos internos em uma telinha e pode detectar infecções, inflamações e os tão comuns ovários micropolicísticos – que, se não tratados, podem evoluir de forma negativa e dar fim ao nosso sonho azul de ser mãe.
Conheço jovens que, por se descuidarem, ou por simples falta de informação, só foram descobrir casos graves em seu ventre (como grandes cistos e até câncer) depois de os órgãos terem aumentado duas e até três vezes de tamanho, sendo aí quase inevitável uma cirurgia de retirada desses órgãos, o que é muito triste e frustrante para qualquer menina que sonhou em gerar uma vida.
No Brasil, o câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres entre 10 a 49 anos, seguido do câncer de pulmão e de cólo do útero. No primeiro e último casos, uma detecção precoce, com uma ida ao médico, pode diminuir – e muito – esse risco. E se você tem histórico de doença grave, relacionada ao sistema reprodutor em sua família, sua atenção precisa ser redobrada, pois outra coisa que todo o mundo está cansado de ouvir é que, tudo o que é diagnosticado no início, tem muito mais chances de cura, sem sequelas ou maiores complicações.
Portanto, meninas, cuidem-se! Vamos deixar os estereótipos e medos de lado e procurar o quanto antes um bom ginecologista, que respeite sua religião e suas escolhas e a auxilie a estar com o sistema reprodutivo em dia. Peça dicas às pessoas de sua comunidade, que professam a mesma fé que você e poderão indicar um profissional que possa ouvi-la e acolher suas necessidades. Conversar com sua família também é importante, mas lembre-se de que você é a única responsável pelo seu corpo. E que zelar pela sua saúde, pelo dom da maternidade em sua vida, também é um ato de louvor Àquele que a criou. Aproveite o mês das mães para repensar como você tem planejado celebrar esse dia, um dia. 
Mariella Oliveira

Enquanto os seres humanos insistem em jogar lixo no chão, resíduos recicláveis no compartimento de não recicláveis e também o contrário, certos animais fazem, naturalmente, um belo trabalho de reciclagem. É de se questionar quem é mesmo a espécie mais evoluída por aqui.
A blogueira Jennifer Viegas, do Discovery News, elegeu os cinco animais que mais reciclam no planeta. São eles, do quinto para o primeiro:
Esponjas – a espécie Halisarca caerulea cresce em cavidades escuras e profundas de recifes de corais e, segundo os cientistas do Royal Netherlands Institute for Sea Research, consomem carbono orgânico dissolvido na água em quantidade equivalente à metade de seu próprio peso, por dia. Elas utilizam esse carbono para produzir novas células – os coanócitos – que alimentam outros habitantes do mesmo recife. Isso significa que elas transformam energia perdida em alimento.
Aranhas – espécies que constroem teias arredondadas, como a Cyclosa ginnaga, as decoram com pedacinhos de folhas, pequenos galhos e outros resíduos de plantas e adicionam penugens e fios de seda para criar uma verdadeira obra prima para atrair suas presas.
Elefantes – são eles os responsáveis por comer as árvores de Natal antigas. Segundo Jeniffer Viegas, a prática está cada vez mais comum em diversos zoológicos ao redor do mundo.
Pássaros – usam desde gazes até fios de cabelo, passando por bolas de pêlo de gatos em seus ninhos e provam que os resíduos de uns podem ser matéria-prima para outros.
Escaravelhos – Algumas espécies de besouros não só moram no cocô como também se alimentam dele. Impossível ganhar desses bichos no quesito reciclaglem!

Nova etapa de vacinação contra o vírus H1N1


Começa nesta segunda-feira (10) outra etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe. O grupo-alvo desta vez é a população de 30 a 39 anos de idade. São estimados 30 milhões de pessoas nessa faixa etária. Serão duas semanas de vacinação. O último dia para se imunizar é 21 de maio, uma sexta-feira.
No ano passado, os adultos entre 30 e 39 anos representaram a maior parcela de mortes causadas pelo vírus influenza A (H1N1): 22% do total de 2.051 óbitos registrados.
Até sexta-feira, 47,5 milhões de pessoas haviam sido imunizadas em todo país (81% dos membros dos grupos convocados). A campanha, gratuita, começou em 8 de março, dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo.
As crianças entre seis meses e dois anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina, o que deve ocorrer 30 dias depois da primeira.