quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Menina de doze anos foi encontrada com uma arma de fogo dentro de escola em Mossoró/RN

A Central de Operações do 2º batalhão de policia militar recebeu a informação na manhã de terça feira 27 de setembro de 2011, que uma criança de 12 anos de idade, se encontrava dentro da Escola Estadual Freitas Nobre, no bairro Costa e Silva portando uma arma de fogo. A informação partiu da direção da escola. Os policiais da viatura do bairro localizaram uma arma tipo "Garruncha" calibre 22 sem munição, com a pré-adolescente. A adolescente é aluna da escola e residente no referido bairro. A arma é verdadeira, fabricação original. A menor foi conduzida para a delegacia de plantão em companhia dos pais, e assumiu a posse, mas a polícia acredita que a arma seja de outra pessoa e por medo menina não tenha revelado o nome do seu proprietário.

Fonte: O Câmera

Servidores públicos X Rosalba Ciarline

Se tem uma classe a onde a governadora Rosalba Ciarline não é popular e nem querida, é a classe dos servidores públicos.
Está sendo travada uma batalha, entre os servidores públicos e a governadora. Nesta batalha vem sendo ventilado a possibilidade de uma nova greve.
Existe uma ameaça real de uma nova paralisação das atividades. Os servidores estão revoltados com o Governo, que prometeu começar a cumprir o acordo salarial agora em setembro e não irá cumprir o que foi acordado na última greve da categoria.
As várias categorias dos servidores estão com assembléias marcadas e com indicativo de greve. O Sinpol, por exemplo, realiza assembléia nesta quarta-feira(28), às 18 horas, na seda da entidade. Já os trabalhadores da educação realizam assembléia nesta quinta-feira (29), às 15 horas, na sede do Sinte.
Também realizarão assembléias nesta quinta-feira os servidores da Ceasa e do DER. Algumas categorias de servidores já até aprovaram a data para entrar em greve. São os casos dos servidores da Emater, Fundação José Augusto, Idiarn e Detran. Eles decidiram, em assembléias, decretar greve a partir do dia quatro de outubro.
Ou seja, o Governo Rosalba Ciarlini pode enfrentar, em  apenas 9 meses, duas greves no serviço público.

VALORES APRESENTADOS PELO GOVERNO DESVALORIZAM OS MILITARES ESTADUAIS



Tabela de valores apresentada pelo Governo aos militares estaduais

http://www.acspmrn.org.br/_upimgs/FCK/tabela%20salarial.png
Nos últimos anos vários soldados morreram no exercício do serviço. Quantos sargentos e oficiais morreram neste período?
É só olhar as fotos dos heróis no quartel do comando geral da PMRN que vocês terão a resposta.
O “soldado” policial e bombeiro militar devem ser valorizados, para que possam se dedicar ao exercício da sua função.
Os valores apresentados pelo governo desvalorizam os militares estaduais. Pois 2.700 para 2015 é o cúmulo do absurdo.
É o mesmo que dizer:
“Continuem nos bicos, Continuem estudando para saírem da gloriosa, pois aqui você não será valorizado”.
A polícia militar é a instituição com maior índice de evasão, e a maioria dos que permanecem exercem uma atividade extra para complementar a renda. Somente a valorização destes profissionais diminuiria estes números.
As associações convocam toda a categoria policial e bombeiro militar para participar de uma Assembleia Geral no dia 04 de outubro, às 16:00 horas, no Clube Tiradentes.
Depois desta reunião, informo a todos que as associações estão trabalhando para que os soldados, cabos e sargentos não sejam prejudicados em relação aos valores e tempo de execução do subsídio.
O inicio desta negociação de valores foi o único ponto positivo desta reunião.
 
Fonte: Cabo Heronides

SANTA LUZIA/PB: SEPULTAMENTO DO PADRE SERÁ LOGO MAIS

O sepultamento do padre Jerônimo Leopoldino de Medeiros Neto, de 33 anos, está previsto para acontecer nesta quarta-feira (28) no cemitério da igreja matriz de Santa Luzia/PB. O sacerdote foi encontrado morto na tarde da terça-feira (27) na zona rural do município. O corpo foi encontrado com sinais de enforcamento depois de seis dias que o padre estava desaparecido.A diocese de Patos  enviou uma nota informando que o velório será realizado na igreja Nossa Senhora do Rosário em Santa Luzia. Em seguida haverá um cortejo até a igreja matriz. Às 16h está prevista uma missa e logo após a celebração acontecerá o enterro no cemitério da igreja matriz.
De acordo com o padre Damião Rogério de Almeida Ramos, chanceler da cúria diocesana, o corpo de Jerônimo foi encaminhado, ainda na terça-feira, para Campina Grande para que os exames que devem identificar a causa da morte sejam realizados. A previsão é de que o corpo chegue em Santa Luzia por volta das 12h.
Segundo o delegado Elcenho Engel, da delegacia de Santa Luzia, o padre estava com uma corda na região do pescoço e pendurado em uma árvore. O padre Jerônimo estava desaparecido desde o último dia 21. Conforme o padre Elias Ramalho, o último contato dele com pessoas conhecidas aconteceu durante um almoço com a família na cidade de Santa Luzia. Segundo a Polícia Civil, os parentes informaram em depoimento que o padre estava afastado de suas funções porque vivia em fase de depressão.

Avanço no DNA 'permitirão viver até os 150 anos', diz cientista

É impossível não se perguntar o que há de extraordinário no DNA do professor de Harvard George Church que o leva a tanta inquietação científica.
Primeiro cientista a sequenciar um código genético humano, o professor crê que as evoluções científicas nesta área ainda podem levar os indivíduos a viver "120, 150 anos".
Cerca de três décadas atrás, Church estava entre a meia dúzia de pesquisadores que sonhavam em sequenciar um genoma humano inteiro – cada A, C, G e T que nos torna únicos.
Seu laboratório foi o primeiro a criar uma máquina para desmembrar esse código, e desde então ele tem se dedicado a melhorá-la.
Uma vez decodificado o primeiro genoma, o professor tem pressionado pela ideia de que é preciso ir adiante e sequenciar o genoma de todas as pessoas.
Críticos apontaram a astronômica cifra que o custo de sequenciar o primeiro DNA alcançou: US$ 3 bilhões. Como resposta, Church construiu outra máquina.
O valor agora é de US$ 5 mil por genoma, e o professor crê que muito em breve esse valor cairá para uma fração, ou décimo ou vigésimo disto – mais ou menos o valor de um exame de sangue.
Ler, escrever, editar
Sequenciar o DNA humano de forma rotineira abrirá uma série de possibilidades, diz George Church. Uma vez que "ler" um genoma se torne um processo corriqueiro, o professor de Harvard quer partir para "editá-lo", "escrever" sobre ele.
Ele vislumbra o dia em que um aparelho implantado no corpo seja capaz de identificar as primeiras mutações que possam levar a um potencial tumor, ou os genes de uma bactéria invasora.
Nesse caso, será possível tratá-los com uma simples pílula de antibiótico destinado a combater o invasor.
Doenças genéticas serão identificadas no nascimento, ou possivelmente até na gestação, e vírus microscópicos, pré-programados, poderão ser enviados para o interior das células comprometidas e corrigir o problema.
Para fins científicos, Church tem defendido a polêmica ideia de disponibilizar sequências de genomas publicamente, para que cientistas tenham oportunidade de estudá-las.
Church já postou na rede a sua própria sequência de DNA, além de outras dez. O objetivo é chegar a 100 mil.
"Sempre houve uma atitude (em relação à genética) de que você nasce com seu 'destino' genético e se acostuma com ele. Agora a atitude é: a genética é, na verdade, um conjunto de transformações ambientais que você pode empreender no seu destino", acredita Church.
Vanguarda
No laboratório de temperatura controlada de Church, uma bandeja se move para frente e para trás agitando amostras da bactéria E. Coli.
Em um processo de quatro horas, os cientistas conseguem ativar ou desativar um só par de bases deste DNA, ou regiões inteiras de genes para ver o que acontece.
Existem 2,2 mil genes – de um total de 20 mil – sobre os quais já se conhece suficientemente para ativá-los ou desativá-los.
Durante a epidemia de E. Coli na Alemanha neste ano, foram necessários menos de dois dias para sequenciar o genoma inteiro de uma variedade até então desconhecida.
Os dois equipamentos que deram ao laboratório de Church uma posição de vanguarda no campo da biologia sintética são a segunda versão da máquina de engenharia automatizada de genomas multiplex, ou Mage, e o Polonator, um sequenciador de genomas que pode decodificar um bilhão de pares de genes de uma só vez.
"Ele está começando a levar a biologia sintética a uma escala maior", opina o professor da Universidade de Boston James J. Collins, colega de Church no Instituto Wyss de Engenharia Inspirada pela Biologia, em Harvard.
Pé no chão
Entretanto, nem todos compartilham o entusiasmo de Church e sua visão de futuro para os usos e efeitos da biologia sintética.
"É preciso ter a imaginação de George e a sua visão se se quiser fazer progresso. Mas é tolice pensar que ele fará tanto progresso quanto crê", opina o diretor do departamento de Lei, Bioética e Direitos Humanos da Universidade de Boston, George Annas.
Os céticos observam que a humanidade pode até adicionar anos à expectativa de vida dos seres humanos, mas é improvável que a qualidade desta sobrevida aumente tanto.
"Há uma chance estatística de ser atropelado por um caminhão que dificultará chegar aos 150 anos", diz Chad Nussbaum, co-diretor do Programa de Sequenciamento de Genomas e Análises do Instituto Broad de Harvard e do MIT, um instituto do qual Church é associado.
"É maravilhosamente inocente pensar que tudo que precisamos é aprender tudo sobre a genética, e viveremos 150 anos", afirma.
Apesar das ressalvas, Nussbaum afirma que admira a visão do professor Church, assim como sua "genialidade".
"É muito importante pensar grande e tentar fazer coisas malucas", acredita. "Se você não tentar alcançar o impossível, nunca faremos as coisas que são quase impossíveis."

FONTE-UOL

Como deve ser a catequese?

A Moral católica é a base do comportamento do cristão; por isso é ensinada na catequese, de modo que o cristão, conhecendo os dogmas da fé e celebrando na liturgia os Sacramentos da salvação, viva também conforme as leis de Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina como deve ser a catequese (CIC §1697): “Importa, na catequese, revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo (Cf. CT 29).

A catequese da “vida nova” (Rm 6,4) em Cristo será:

1 - Uma catequese do Espírito Santo, Mestre interior da vida segundo Cristo, doce hóspede e amigo que inspira, conduz retifica e fortifica esta vida. O Espírito Santo convence o cristão da beleza da “Lei de Cristo”, e o faz vivê-la com gosto, sem peso; é um jugo suave e um fardo leve que verdadeiramente liberta dos pecados e dos vícios e o conduz à santidade.

2 - Uma catequese da graça, pois é pela graça que somos salvos, e é pela graça que nossas obras podem produzir frutos para a vida eterna; sem a graça de Deus o homem não pode vencer a fraqueza da natureza humana prejudicada pelo pecado original. A graça de Deus alimenta e fortalece nossas disposições naturais para vivermos segundo a vontade de Deus.

3 - Uma catequese das bem-aventuranças, pois o caminho de Cristo se resume às bem-aventuranças, único caminho para a felicidade eterna, à qual o coração do homem aspira. No Sermão da Montanha Cristo traçou a “Constituição do Reino de Deus”, a Carta Magna do cristão; a lei da santidade.

4 - Uma catequese do pecado e do perdão, pois, sem se reconhecer pecador, o homem não pode conhecer a verdade sobre si mesmo, condição do reto agir, e sem a oferta do perdão não poderia suportar essa verdade. Reconhecendo-se pecador, e acolhendo o perdão de Deus pelo sangue de Cristo por nós derramado, o cristão se vê livre da pior realidade deste mundo: o pecado. Cristo veio exatamente “para tirar o pecado do mundo” (Cf. Jo 1, 29); Ele é o Cordeiro de Deus que aceitou ser imolado para curar a lepra da nossa alma e nos reconciliar com Deus.

5 - Uma catequese das virtudes humanas, que faz abraçar a beleza e a atração das retas disposições em vista do bem. No lado oposto dos pecados capitais (soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça),o cristão deve viver as “virtudes capitais” (humildade, desprendimento, pureza, temperança, bondade, diligência), que trazem a felicidade a seu coração.

6 - Uma catequese das virtudes teologais da fé, esperança e caridade, que se inspira com prodigalidade no exemplo dos santos. Essas virtudes são relacionadas ao próprio Deus, por isso são teologais; a fé que vem de Deus (“Sem fé é impossível agradar a Deus”); a esperança que nos conduz ao céu, a vida eterna em Deus; e o amor que é a própria realidade de Deus.

7- Uma catequese do duplo mandamento da caridade desenvolvido no Decálogo. São Paulo disse que “a caridade é vínculo da perfeição”, e que, “quem vive a caridade cumpre toda a lei”. Todos os mandamentos foram reduzidos pelo Senhor em: "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo". Esta é a Lei e os Profetas.

8 - Uma catequese eclesial, pois é nos múltiplos intercâmbios dos “bem espirituais” na “comunhão dos santos” que a vida cristã pode crescer, desenvolver-se e comunicar-se. Cristo instituiu a Igreja para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos e lugares até que Ele volte; por isso a Igreja é “o sacramento universal da salvação”; ela é necessária para a salvação; sem ela não há os sacramentos da salvação. A catequese deve ensinar o Credo da Igreja, os Sacramentos da Igreja, a Moral da Igreja, a Liturgia da Igreja e a Oração da Igreja.

Esses são os princípios básicos que não podem faltar em uma boa catequese, fiel ao que Cristo Jesus nos ensinou e quer que a Igreja transmita a seus filhos para que sejam salvos.

Felipe Aquino