sábado, 1 de maio de 2010

Fazendeiro pega 30 anos por envolvimento na morte de missionária

O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão foi condenado no início da madrugada deste sábado (1), em Belém, a 30 anos de prisão por envolvimento na morte da missionária Dorothy Stang.
Ele foi acusado de ser um dos mandantes do assassinato ocorrido em fevereiro de 2005. Ainda cabe recurso à decisão.
O julgamento começou na manhã desta sexta-feira. Ao todo, segundo o Tribunal de Justiça do Pará, seis testemunhas foram ouvidas. As demais foram dispensadas. Um vídeo produzido pelo Ministério Público, que simula o que teria ocorrido no dia da morte da missionária Dorothy Stang, foi exibido aos jurados antes do interrogatório de Galvão.
De acordo com o TJ, Galvão falou durante mais de duas horas, respondendo a perguntas de sua defesa e negou envolvimento na morte da missionária. Ele teria se recusou a responder às perguntas da promotoria.
Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como 'Taradão', foi acusado de envolvimento em homicídio duplamente qualificado. "As qualificações são a promessa de pagamento para quem executasse a vítima e o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima", explicou o promotor Edson Cardoso de Souza ao G1. O crime teria sido encomendado a um valor de R$ 50 mil.
O assassinato
A missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu (PA). Segundo a Promotoria, ela foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram reivindicadas por fazendeiros e madeireiros da região.

saiba mais
 
A acusação sustentou a tese de que Regivaldo foi um dos mandantes do crime, ao lado de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado, em abril de 2010, a 30 anos de prisão. Regivaldo era dono da fazenda onde Dorothy Stang foi assassinada, mas vendeu a propriedade a Bida antes do crime. O promotor afirmou que os dois mantinham uma parceria na época do crime.
Segundo o advogado Jânio Siqueira, a defesa de Regivaldo se baseou no argumento de que não existem provas que confirmem que o fazendeiro tenha sido um dos mandantes do crime.
Outros quatro acusados de participação no caso, Rayfran das Neves Sales, Clodoaldo Carlos Batista, Amair Feijoli da Cunha e Vitalmiro Bastos de Moura, foram julgados e condenados a penas que variam de 17 a 30 anos de reclusão.

Dia do Trabalhador será comemorado de forma especial no Seridó


As atividades acontecerão na unidade do Sesc, no horário das 8h às 15h.
No próximo sábado (1) é comemorado o Dia do Trabalhador. O Sesc vai realizar uma extensa programação nas unidades de Potilândia, Ponta Negra, Seridó e Mossoró.
Os seridoenses serão contemplados com uma programação especial incluindo brinquedoteca contação de histórias, fantoches, teatro mambembe, pintura em rosto, oficinas de dobraduras, desenhos, dedoches, ações preventivas de saúde, parceria com o Senac para corte de cabelos, automaquiagem, aulões de hidroginástica e banho de piscina.
As atividades acontecerão na unidade do Sesc, no horário das 8h às 15h

Seca está configurada no Seridó, afirma meteorologista


A situação nas regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte é de seca configurada. A análise é da Emparn com base na média de precipitações para essas regiões, onde segundo o meteorologista Gilmar Bristot (na foto), choveu apenas 60% da média histórica.
 O último registro de seca configurada para essas áreas refere-se ao ano de 2001. As chuvas, em alguns municípios dessas regiões, foram suficientes apenas para formar pasto ou proporcionar a colheita de culturas com ciclo mais curto, como o feijão. Nem mesmo os açudes de pequeno porte chegaram a sangrar. É o que alguns agropecuaristas costumam classificar de “seca verde”.
Santana do Matos onde as águas levaram parte das estradas de acesso ao município, neste período do ano, em 2009, choveu apenas 123.6 milímetros de primeiro de janeiro até 29 de abril. Em Assu, que registrou alagamentos, desabrigados e perdas de lavouras, o volume de chuva foi de 138,9 milímetros. Mas inverno no sertão ainda não acabou.
A previsão da Emparn é de que as chuvas continuem, mas de forma isolada em alguns municípios. “Mesmo assim, essas precipitações não devem ser suficientes ao plantio.
O agricultor não deve plantar, nos municípios dessas regiões, pois o ciclo de chuvas vai até meados de maio”, alerta o meteorologista. A observação vale para os municípios do alto e médio Oeste e, na região central, inclui aqueles do Seridó.

Tribuna do Norte

1° de Maio dia de São José Operário, dia do trabalhador


A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo Trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da eqüitativa repartição de direitos e deveres."

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).


São José Operário, rogai por nós!

Governo construirá 1.140 casas populares no RN


Mais 1.140 casas populares serão construídas no Rio Grande do Norte. As obras serão possíveis através de convênio formalizado entre o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
A ação vai beneficiar famílias de 36 municípios potiguares. De acordo com o diretor-presidente da CEHAB, Damião Pita, as obras dessas unidades começarão em 60 dias e serão concluídas até dezembro, coma entrega das casas à população.
No Rio Grande do Norte, o programa “Minha Casa, Minha Vida” vai aplicar na construção das 1.140 casas mais de R$ 14 milhões, já incluindo a contrapartida financeira do Governo do Estado, equivalente a 10% do investimento total.