quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novo diretor admite que Dnit ainda pode ter irregularidades

Indicado para assumir a diretoria-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, reconheceu nesta terça-feira (23) que ainda podem haver irregularidades no órgão.

"Deve ter muito problema em potencial. [...] Estamos falando em R$ 14 bilhões contratados em obras com base em que projetos? Eu não sei", afirmou Fraxe em sabatina no Senado Federal na qual citou o orçamento do Dnit previsto para este ano.


"Nós temos que reavaliar a estrutura organizacional no Dnit, dando uma estrutura compatível com a missão que ele tem", afirmou o general, que substitui Luiz Antonio Pagot. Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff após uma série de acusações de corrupção no Ministério dos Transportes e nos órgãos ligados à pasta e agora aguarda aprovação dos senadores. Ao todo, 28 servidores foram afastados, incluindo o ministro da pasta, Alfredo Nascimento.


Indicado para a diretoria-executiva do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas disse que o órgão está "no nível mais baixo na gestão de projetos".


"O Dnit deve passar por uma reestruturação, por uma reengenharia. É preciso elevar o nível de maturidade em gestão de projetos", afirmou Freitas, auditor da CGU (Controladoria-Geral da União)


Embora tenha defendido o uso de aditivos de preço --mecanismo que eleva, sem licitação, o valor de obras e serviços em andamento--, Fraxe reconheceu que eles devem ter seu uso diminuído. "O aditivo não pode ser demonizado, mas à medida que tivermos melhores projetos [...] vamos ter menor necessidade de aditivos."


Os senadores presentes reforçaram o pedido para que a nomeação de superintendentes do Dnit e dos demais servidores não ocorra por indicação política, mas pela qualificação técnica.


O debate foi acompanhado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), cujo afilhado político, Luiz Antonio Pagot, foi afastado da direção do Dnit.

Dilma suspende faxina para conter aliados insatisfeitos

O Palácio do Planalto comunicou aos partidos aliados ao governo que a presidente Dilma Rousseff só mexerá novamente na sua equipe se eles pedirem, numa tentativa de conter a insatisfação crescente da base governista com as mudanças no ministério, informa reportagem de Natuza Nery e Maria Clara Cabral, publicada na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Após perder quatro ministro em oito meses de governo, outros dois ministros entraram na linha de tiro nos últimos dias por conta de suspeitas de irregularidades: Pedro Novais, indicado pelo PMDB para o Turismo, e Mário Negromonte, nome do PP nas Cidades.


Ontem, em depoimento no Senado, Novais se defendeu das acusações na pasta, alvo de operação da PF, e disse que as irregularidades apontadas até agora são das gestões anteriores. Segundo ele, sua permanência no cargo tem o apoio de caciques do PMDB.


Negromonte, por outro lado, está órfão de padrinhos influentes, após perder o comando do PP na Câmara.


O PP está rachado na Câmara há duas semanas, desde que o grupo ligado ao ex-ministro da pasta Márcio Fortes assumiu a liderança da bancada.


O grupo destituiu da liderança o deputado paranaense Nelson Meurer e emplacou o nome do paraibano Aguinaldo Ribeiro, aliado do ex-ministro Márcio Fortes.


Fonte - Folha.com

A cruz da JMJ passara dois dias em Caicó

Ao encerrar dia 21 em Madri mais uma edição da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), o papa Bento XVI disse o seguinte, “Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”. Anunciou o Pontífice. A JMJ está na sua 26ª edição.
A cruz da JMJ que chega dia 18 de setembro ao Brasil, e vai percorrer todas as Dioceses do país até o início da 27ª jornada da JMJ no Rio de Janeiro em 2013.
A Santa Cruz deve passar dois dias na cidade de Caicó. A data ainda não está confirmada, mais a Diocese e o povo de Deus do Seridó já esta se preparando para realização de uma grande festa em Caicó, com a chegada da Santa Cruz.
“Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornada Mundial da Juventude, como Sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais”, pediu o Papa.

País tem queda de 7,26% no número de católicos em 6 anos


 
O mapa das religiões no Brasil mostra uma queda de 7,26% no número de pessoas que se declararam católicas em 6 anos (passando de 73,79%, em 2003, para 68,43%, em 2009). A pesquisa também apresenta um significativo aumento no número de brasileiros que se declararam “sem religião”: 1,59 ponto percentual, chegando a 6,72% em 2009.
Queda também é expressiva entre jovens de 15 a 19 anos, público alvo do evento que será realizado no ano que vem. Católicos nessa faixa etária passaram de 75,22% em 2003 para 67,49% em 2009.
O levantamento também aponta a evolução recente de outras crenças para os grupos sócio-demográficos e geográficos brasileiros. A pesquisa realizou 200 mil entrevistas sobre composição religiosa no final da década passada.
Do Estadão