domingo, 21 de março de 2010

Caso Nardoni

Olha só, vou fazer só um pequeno comentário sobre o caso Nardoni. Não vou relatar o fato, pois todos já sabem do que se trata, mas, antes disto, vou fazer apenas uma breve reflexão. 
Logo que ocorreu o brutal assasinato da menina Isabella houve uma grande comoção nacional, até aí tudo bem. Na mídia era só o que se falava, não havia mais enchentes em São Paulo, traficantes no Rio de Janeiro, só importava o casal que havia assassinado a filha. No Orkut houve uma explosão de comunidades relacionadas a este caso. Bom, o tempo passou e tudo voltou ao normal novamente, até que a justiça marcou o julgamento do casal Nardoni e tudo então recomeçou, só esta semana houve mais uma explosão de comunidades no Orkut sobre este caso com os mais variados títulos. 
Entendam, não estou culpando a Google, que é a dona do Orkut, estou alertando aos usuários deste site de relacinoamentos que aproveitam um caso escraboso deste para, muitas vezes, fazerem da internet um local de piedade que não serve muito, mas serve apenas para estes usuários mostrarem uma compaixão que muitas vezes, na realidade vivida os mesmos não possuem. 
O Evangelho de hoje fala exatamente de compaixão “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?”
... “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. Jo, 8:11
O que nos falta hoje é esta compaixão que Jesus teve com esta mulher, não estou defendendo o casal Nardoni, nem tão pouco acusando os que se aproveitam deste caso pra se promoverem na internet. Estou apenas alertando, indicandouma forma melhor de se ver as coisas. 
Sei que não podemos, nem devemos ser indiferentes a estes casos escabrosos, mas devemos ser, antes de tudo, Cristãos que ao se depararem com um caso desse não se comove apenas durante o período que o caso esta na mídia, mas se comove e trabalha por um mundo melhor aonde casos como este não tornem a se repertir. Sejamos como esta "mulher" que o Evangelho de hoje trata, sigamos em frente e não tornemos a pecar.

Liturgia do dia: 5° domingo da quaresma

Evangelho (João 8,1-11)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.