O Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, presidirá hoje, 21 de agosto, na Catedral de Sant’Ana em Caicó, a Celebração de investidura dos ministérios de leitor e acólito de:

  • Aerinylson Moreira da Nóbrega - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Caicó;
  • Gilmar Donizéti Ferreira da Fonseca - Paróquia de Santo Estevão Diácono - Caicó;
  • João Brito de Araújo - Paróquia de São João Batista - São João do Sabugi;
  • Valdemir Soares da Silva - Paróquia de Sant'Ana - Caicó;
  • Gilbene Nunes Queiroz - Paróquia de Sant'Ana - Caicó;
  • João Batista de Medeiros - Paróquia de São João Batista - São João do Sabugi;
  • Severino Batista da Silva - Paróquia de Santa Cruz - Caicó.

A Celebração Eucarística terá início às 19 horas, e faz parte do processo de formação para o diaconato permanente que todos estão participando.
“Desde já queremos assumir o compromisso de assim como Jesus Cristo, servo de todos, de cada vez mais nos comprometer com os nossos trabalhos pastorais na comunidade e especialmente na nossa família”, disse Valdemir Soares.

O QUE SÃO OS MINISTÉRIOS DE LEITOR E ACÓLITO?

São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja e mantidos pelo espírito do Concílio Vaticano II. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado.
O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está à missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos. Por ocasião da recepção desse ministério o instituído acolhe das mãos do Bispo a Bíblia Sagrada.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos. No rito de instituição do ministério de acólito, o candidato recebe das mãos do Bispo, a patena com a hóstia a ser consagrada ou o cálice com vinho, gesto esse que significa o serviço prestado junto do altar.