segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Festa do Rosário começa com recepção da imagem primitiva

Festa de Nossa Senhora do Rosário terá sua abertura extra-oficial na quinta-feira, 14 de outubro, com a recepção da imagem primitiva da padroeira da Irmandade dos Negros do Rosário. A peça sacra foi recuperada pelo restaurador Hélio de Oliveira. 
Na programação consta missa às 06h30, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 18h30 será promovida a recepção da imagem da Senhora do Rosário, no cruzamento das avenidas Coronel Martiniano, com procissão luminosa conduzindo as imagens peregrinas da Catedral de Sant’Ana até o Santuário do Rosário. 
A abertura oficial acontece na sexta-feira (15), às 17h, com hasteamento da bandeira e palavra de abertura.  Às 19h será celebrada a primeira novena. 

EDUCAÇÃO: Universidade usará notas do Enem

 
Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para o preenchimento de vagas. As provas vão substituir a realização do tradicional Vestibular da instituição em seis cursos (Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar).
Ao todo, são quase 92,5 mil os potiguares inscritos para o Enem, que já estava sendo utilizado por universidades privadas do Estado. Para o professor de inglês do Overdose Colégio e Curso, Etevaldo Miranda Jr., o Exame é também mais uma oportunidade dos alunos desenvolverem seus conhecimentos, no caso dos que não desejam os cursos relacionados.
“É importante lembrar que muitas instituições federais de outros Estados utilizarão o Enem, ou seja, os potiguares também precisam fazer as provas do Exame de olho nas universidades vizinhas”, disse Miranda.
Segundo Betânia Leite, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da UFRN, os seis cursos foram escolhidos pela Universidade para que a instituição possa tomar conhecimento de como funciona o sistema do Enem.
“Inicialmente vamos conhecer como o sistema funciona na prática e, acompanharemos a evolução destes cursos junto à Universidade. Só quando tivermos dados concretos poderemos analisar a possibilidade de disponibilizar outros cursos através da mesma forma de ingresso”, disse Betânia Leite.
O professor Miranda, enfatiza a importância do Enem para a avaliar o ensino médio no país e lembra que, para aqueles que não consigam se sair bem, ainda haverá a oportunidade do Vestibular no final do ano.

Salário: como utilizar bem dessa providência

O salário que recebemos é uma das fontes da ação da Divina Providência em nossa vida. O que quero dizer é que Deus nos dá a graça de um trabalho como garantia da sobrevivência familiar. Por isso, é necessário aprender a usar o dinheiro que ganhamos com o suor do nosso trabalho da melhor forma possível.
O orçamento familiar não é apenas “anotar despesas realizadas”: é algo que envolve planejar, eleger prioridades e controlar o fluxo de caixa. Além disso, é uma ferramenta que ajuda a entender nossos hábitos de consumo. É uma oportunidade para a família refletir sobre os projetos de vida e objetivos comuns, a fim de que todos caminhem numa única direção, possibilitando o crescimento da unidade familiar.
É também um instrumento para aprendermos a esperar e a escolher o melhor; não de forma individual, mas coletiva, levando-nos a pensar e a buscar o melhor para toda a família. Logo, controle financeiro não é algo que apenas as famílias de classe alta precisam fazer. Essa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Entretanto, exige disciplina e muita disposição para fazer eventuais ajustes, além de caderno, lápis e calculadora.
Precisamos compreender que todas as nossas escolhas – desde as menores até as maiores – decidem não só quais serão as nossas ações, mas, sobretudo, quem estamos sendo. E essa é uma questão fundamental. A mídia promove os produtos e muitos se deixam levar por ela, exagerando nos gastos. Além da mídia, um ponto perigoso é o desejo de status, ou seja, o desejo de imitar os outros, de ter o mesmo que os outros. Também existem aqueles que gastam muito por fuga ou por compensação, ou seja, por questões psicológicas. E outros ainda que querem oferecer aos filhos tudo que não tiveram na infância...
Em todos esses casos, sem disciplina, não há renda que suporte. Portanto, o primeiro passo é cada um identificar se faz compras por necessidade ou por compulsão. Entre os “sintomas” da compulsividade está a falta de organização, isto é, dificilmente você anota o que gasta com seus compromissos.
Precisamos entender que o desejo incontrolável de gastar pode ser uma doença, que pode ser superada com tratamento psicológico e medicação. Mas é fundamental que a pessoa reconheça que está enferma e precisa de ajuda.
A chave do sucesso do seu planejamento reside na sua capacidade de criar uma estrutura sustentável que equilibre receitas e despesas e permita que você administre o inesperado e poupe.
Fazer orçamento familiar é uma questão de sobrevivência. Por isso, precisamos saber elaborá-lo. 

Artigo extraído do livro "Dinheiro à luz da fé". Ouça comentário do autor.