quarta-feira, 17 de março de 2010

Sobraram vagas do SiSU

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço nesta quarta-feira (17) em que mostra que cerca de 7 mil vagas - cerca de 15% do total de 47,9 mil - sobraram após a seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) das vagas de instituições de ensino superior do país. De acordo com o órgão, a maioria dessas vagas é destinada a políticas de ações afirmativas ou para preenchimento no segundo semestre.
Segundo o órgão, 40.789 estudantes se matricularam até o final das etapas de seleção -incluída, aí, a feita com base na lista de espera - nas 51 instituições. De acordo com a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, não haverá ociosidade.
"Das quase 7 mil vagas disponíveis, temos uma lista de 136 mil confirmados na espera", afirmou. Com base na lista de espera já feita pelo SiSU, cada universidade vai montar sua própria lista. Ou seja, não haverá uma nova listagem no sistema - cada instituição terá autonomia para chamar os alunos que quiser.
Maria Paula disse que espera que, até o final da próxima semana, 95% das vagas estejam preenchidas.
Estes alunos, no entanto, podem entrar na instituição após o início das aulas. A secretária disse que não haverá prejuízo para eles. "Algumas universidades ainda vão iniciar [aulas]. Algumas das vagas não preenchidas se referem ao segundo semestre. Em alguns casos, nas quais teve início de aulas, há planos de estudos para todos os alunos. Nenhum será prejudicado", disse.
De acordo com o MEC, houve, aproximadamente, 800 mil inscritos no SiSU. Cerca de 2,5 milhões prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.

globo.com

Programa especial sobre a vida de Mons. Tércio na TV Universitária de Natal

Dia 25 de março, na TV Universitária, será apresentado o programa Memória Viva com o Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. Ele gravou o programa hoje, nos estúdios da TV-U, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mons. Tércio foi entrevistado pelo jornalista Aluísio Lacerda, ex-aluno, e pelos professores Laércio Segundo de Oliveira (também ex-aluno) e Tarcísio Gurgel, colega de magistério do entrevistado na UFRN.
Na entrevista, Mons. Tércio fala sobre os seus 50 anos de sacerdócio, recém-completados, as suas atividades como educador e os quase 45 anos de vida dedicados à comunicação através da Rádio Rural de Caicó, onde atuou como diretor e apresentador do programa Conversando Sobre Deus, que permanece no ar e é apresentado às terças e sextas-feiras.
Como educador, Mons. Tércio foi o responsável pela formação de várias gerações de seridoenses no Colégio Diocesano Seridoense, na escola pública e na Universidade.
Na Rádio Rural, estimulou debates e promoveu campanhas pelo desenvolvimento do Seridó, região onde nasceu e dedicou toda a sua vida sacerdotal, e também enfrentou as agruras da ditadura militar e os seus censores.
Além da apresentação no dia 25 de março, o Memória Viva será reprisado no domingo seguinte na TV Universitária.