3 – Lewis Hamilton (ING)
4 – Jenson Button (ING)
4 – Jenson Button (ING)
As surpresas começaram já no horário marcado para o início do evento, 9h (de Brasília) da sexta-feira. A transmissão pela internet começou com uma praça vazia em Berlim. Só que, logo em seguida, os mecânicos da McLaren trouxeram o MP4/26, ainda desmontado, para a frente das câmeras. Eis que ele começou a ser montado, peça a peça, sob os olhos do público. É a primeira vez que uma equipe de Fórmula 1 desnuda um modelo desta forma, ainda que não tenha mostrado – obviamente – todos os seus segredos. O motor e o sistema de escapamento, por exemplo, eram de plástico. Mas nada que tirasse a beleza do evento.
A ideia impressiona por ter vindo da McLaren, que até poucos anos era um dos times mais fechados. A iniciativa aproxima o público da equipe e dá a ilusão de que ela está aberta para a colaboração dos torcedores. Perfeito. Sobre o design do carro, o MP4/26 impressiona. O bico é alto e longo, com uma asa dianteira de desenho agressivo. Mas as grandes novidades estavam na região central, perto de onde fica o piloto. A McLaren apostou em entradas de ar para o radiador altas, em forma de “L”. A tampa do motor também é diferente, com três orifícios acima do capacete para refrigerar o propulsor. Parece ser um carro com muito potencial.
As duas laterais em forma de “L”, juntas, se transformam em um “U”. A intenção, com isso, é direcionar melhor o ar para a parte baixa da traseira do carro, na pequena aleta que serve como sustentação da luz de chuva. Paddy Lowe, diretor-técnico da McLaren, apostou em uma linha contrária à do resto do grid ao afastar os radiadores do cockpit para limpar o fluxo de ar. Com o banimento dos difusores duplos, a asa traseira terá de fornecer mais pressão aerodinâmica para o carro e compensar a perda com a proibição do uso da peça. Além disso, a refrigeração do motor deverá melhorar com a solução usada no MP4/26.
O posicionamento do escapamento ainda é um mistério. Como já disse, a equipe de Lewis Hamilton e Jenson Button usou peças de plástico na apresentação em Berlim. Apesar de não revelar o posicionamento do sistema, os dirigentes do time inglês não afastam a possibilidade de adotar a novidade lançada pela Renault-Lotus, que colocou a peça abaixo dos radiadores, à frente da lateral do carro. Possíveis atualizações já devem ser testadas pela McLaren em Jerez, no fim da próxima semana. Mas é fato que parece ser um bom carro.
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