RBR - A evolução Campeã?
Globo.com
1 – Sebastian Vettel (ALE)
2 – Mark Webber (AUS)
2 – Mark Webber (AUS)
Aquela velha máxima do futebol diz que “em time que está ganhando não se mexe”. No caso da Fórmula 1 é um pouco diferente. As mexidas acontecem, mas são muito poucas. Este é o caso do RB7, novo carro da RBR, projetado por Adrian Newey, o mago da aerodinâmica. Assim como no ano passado, o modelo será equipado com os motores Renault, mas ele contará com o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) neste ano, desenvolvido pela própria equipe austríaca. O desafio é grande: defender os títulos de pilotos e construtores. A dupla de pilotos permanece inalterada: o campeão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber.
Quanto ao design do carro, poucas alterações. Newey manteve a altura do bico do ano passado, indo na contramão dos outros times, que elevaram ainda mais a peça. Segundo o diretor-técnico da RBR, o grande desafio do projeto foi a adoção dos pneus Pirelli, de concepção bem diferente dos Bridgestone usados até o ano passado. O RB7 deve se beneficiar dos bons resultados dos últimos modelos da equipe, o RB5 e o RB6, que andaram muito bem. O modelo deste ano é uma evolução destes dois e os dados adquiridos nos anos anteriores, quando o time brigou pelo título, devem acelerar o desenvolvimento na temporada 2011.
Além disso, a tampa do motor foi modificada. Com a proibição das barbatanas de tubarão conectadas à asa traseira no regulamento deste ano, a equipe apostou em uma solução intermediária: a peça termina ainda em cima da tampa do motor, mas deverá ser útil no direcionamento do fluxo de ar para a asa traseira. O aerofólio, aliás, também sofreu alterações, com uma curvatura maior das lâminas e uma peça central, semelhante à terminação da antiga barbatana. As laterais também estão maiores, para que o Kers pudesse ser acomodado.
Equipe que mais cresceu nos últimos anos, a RBR encarará um grande desafio nesta temporada. Será o time capaz de defender os títulos do ano passado com sucesso? A tarefa é complicada, já que na Fórmula 1 é mais complicado se manter no topo do que chegar nele. Sebastian Vettel e Mark Webber, ao volante do RB7, serão peças importantes neste processo. O fato é que Christian Horner, chefe do time, deu um show de esportividade no fim da temporada passada, mas terá de mostrar pulso firme neste ano. A competição deverá ser ainda mais acirrada do que em 2010 e a RBR não pode perder pontos bobos por erros dos pilotos e da equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário